Carregando...

Artigos e Notícias

Melhores notícias e tutoriais só encontra aqui na DJ WEB SYSTEM

Como fazer backup de um curso Moodle

Publicado em: 30/01/2020
Como fazer backup de um curso Moodle

Muitas pessoas querem pegar um curso já criado e apenas duplicar para que consiga o utilizar em outra turma ou ano. Isto é muito simples de fazer.

Siga os passos abaixo para Como fazer backup de um curso Moodle.

1 - Acesso o moodle como Administrador ou Professor com permissões.

2 - no moodle 3.8 que é onde está sendo feito este tutorial, os links para backup estão em locais diferentes de moodles anteriores. Seguindo, acesse o curso que deseja duplicar.

3 - Ao entrar no curso veja que ao lado direito da tela onde fica o título do curso tem uma engrenagem com uma seta para baixo, clique nela.

PS: ilustramos grifado em amarelo

4 - Depois de clicar na engrenagem, aparecerá um pequeno menu com algumas informações. Clique em Backup como ilustrado abaixo:

5 - Após clicar em backup algumas opções irão aparecer. Este é uma etapa muito importante e é preciso olhar bem o que deseja utilizar no backup.

Por exemplo se quiser que os usuários inscritos no curso atual continuem inscritos, não precisa mexer em nada, caso contrário desmarque a opção Incluir os usuários inscritos. 

Cada item marcado é o conteúdo que terá quando o curso for restaurado/duplicado.

Veja que nós desmarcamos o item Incluir os usuários inscritos, ou seja, neste novo curso não terá nenhum usuário até nós inscrevermos os novos usuários.

6 - Agora que já definimos a parte mais importente, você pode clicar no botão Pular para o passo final já que os outros passos são apenas visual. Caso queira olhar/curiar o que tem, basta clicar em próximo.

7 - Depois de clicar em Pular para o passo Final, o Moodle estará executando o backup e basta aguardar a finalização. Depois de concluído uma tela aparecerá avisando que o backup foi realizado. Veja imagem:

Clique em continuar e pronto, você verá todos os backup realizados deste curso por data. Ou seja, nós vamos duplicar o curso e iremos usar o arquivo de backup feito agora. Hoje é quinta, 30 Jan 2020, 11:10.

Agora vamos ao Restaurar e concluir a duplicação do curso.

Percema na imagem acima que você pode fazer Download do curso ou seja, você pode guardar este backup em um pendrive, no seu computador ou na núvem como o Gdrive.

Agora nós iremos Restaurar, então clique no link Restaurar ao lado direito do curso que fizemos o backup.

1 - Depois de clicar em Restaurar uma nova tela irá aparecer. Veja abaixo:

Existe muitas outras informações rolado a página para baixo, mas não iremos mexer em nada nesta tela. Vá até o final da página e clique em Continuar

2 - Na próxima tela que é MUITO IMPORTANTE preste bastante atenção para não restaurar em lugar errado. Mas nada que não consiga corrigir depois.

Como nós estamos replicando um curso, esta restauração deve ser um curso novo, então utilize a opção Restaurar como um Novo Curso. Veja imagem

Devido a conteúdo exclusivo, não iremos mostrar todas as categorias. Em todo modo, basta selecionar a categoria que deseja fazer a nova restauração. Basta clicar na "bolinha" da categoria escolhida e clicar em Continuar.

3 - Na tela seguinte, não mexa em nada a não ser que saiba o que está fazendo, caso contrário basta clicar me Próximo ao final da página.

4 - Esta próxima tela também é muito importante, pois nela, você irá definir o nome do curso. Veja na imagem que colocamos o nome Novo curso tutoral backup. Pode ser o nome que quiser ex: Nome do curso Atual 2020

Depois de definir o nome do curso vá até o final da página novamente e clique em próximo.

5 - Na tela que abriu vá até o final da página novamente pois não iremos mexer em nada e clique em Executar a restauração

Depois disto a mágica é feita e seu já poderá usar seu novo curso. Veja a imagem:

Cique em continuar e já estará dentro do novo curso duplicado.

Generic placeholder image
Gilney Junior